terça-feira, 23 de março de 2010

Dente-de-Leão

Dente-de-Leão conhecida por salada-de-toupeira, ou chicória-silvestre, É uma planta herbácea, “erva daninha”, considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados e matos.
As crianças conhecem esta planta pela designação, de “O-teu-pai-é-careca”?
Mas o que muitos não sabem é que esta “erva daninha” é uma verdadeira super erva, muito nutritiva e com qualidades medicinais.
Propriedades: As folhas do dente-de-leão, com um agradável sabor amargo e aromático, são ricas em Vitaminas A, B e C, Têm mais ferro do que espinafres e mais caroteno do que cenouras. Podem ser usadas cruas nas saladas, ou cozidas nas sopas ou refogados.
Também pode ser usado como um aperitivo para melhorar o funcionamento do sistema digestivo.Se picarmos algumas folhas de dente-de-leão nas saladas abre o apetite e garante uma boa digestão. As raízes podem aproveitar-se também para sopas.
O dente-de-leão, contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. Para além das vitaminas. É rico em minerais, proteínas, cálcio, potássio, cobre, manganésio, ferro zinco e selénio.
Tem propriedades diuréticas; é tónico, digestivo, estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Estimula os rins, ajuda a eliminar ureia, colesterol e ácido úrico. Alivia anemia, insuficiência hepática, cistite, reumatismo, gota, etc. Combate gases e prisão de ventre. A seiva leitosa dos talos serve para tratar verrugas.
Curiosidades: O dente de leão é também chamado relógio do pastor pois as suas flores abrem à 5 da madrugada e fecham ao fim do dia e as suas borlas felpudas, servem de barómetro: Se as sementes voarem sem haver vento, é sinal de que vai chover.

Sem comentários:

Enviar um comentário