terça-feira, 9 de março de 2010

Arruda "Planta Poderosa"

Arruda, também conhecida por Arruda-Fedorenta ou Ruta-de-Cheiro-Forte.
Esta pequena e sensível planta é conhecida por variadíssimos “poderes” e é r
ica em vitamina C.
É usada na culinária e na medicina alternativa como Estimulante, Anti-espasmódica, entre outros. É utilizada na preparação de medicamentos feitos por farmacêuticos, da medicina alopata ou homeopata.
O chá de arruda aumenta a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas e, por isso é indicada no tratamento contra varizes, é usada para restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual. Serve como calmante, mas deve tomar-se em doses fracas. Alivia as cólicas da barriga e afugenta as lombrigas. Cura a sarna e,para tal, prepara-se um chá com 20g, num litro de água e aplica-se nas partes infectadas com um algodão embebido.
Na culinária é usada em vários pratos como saladas, carne, queijo, legumes, espinafres, cogumelos, peixes, entre outros. Mas deve ser usada com moderação, sobretudo pelas grávidas, pois é abortiva.
Tem um cheiro desagradável e talvez por isso também digam que ela afasta os mosquitos, pulgas, percevejos, ratos e outros insectos.
Curiosidades: Na Idade Média era muito usada em rituais religiosos contra feitiçarias e mau-olhado. Os Egípcios usavam esta planta para evitar as gravidezes indesejadas.
Esta planta apareceu nas armas da Ordem do Cardo, de origem escocesa, e inspirou o desenho do naipe de paus dos baralhos de cartas.

2 comentários:

  1. tens que me arranjar umas ervinhas de tomilho, para fazer um cházinho quando me doer a cabeça!!

    vicky!**

    ResponderEliminar
  2. Ui,que maravilha, há tanto tempo que não via estas ervinhas, são mesmo boas e fazem muito bem á nossa saude. obrigada

    ResponderEliminar