sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tomilho - O Rei das Ervas

O nome Tomilho vem da palavra grega”thymusque significa coragem.
O Tomilho é uma planta de pequenas dimensões, possui pequenas folhas de cor verde acinzentado e produz cachos de flores brancas ou rosadas muito apreciadas pelas abelhas, cujo mel é delicioso e perfumado. Nos jardins onde essa planta cresce, os insectos são atraídos pelo seu aroma. Existe o tomilho-vulgar e o tomilho-limão.
Com o seu forte e agradável aroma é muito requisitado na culinária, mas possui outras qualidades.
Desde a Antiguidade, o tomilho tem sido usado em terapias pelas suas propriedades estimulantes e purificadoras
Uma tradição muito antiga recomendava que, no final de um dia cansativo, se amassasse levemente entre as mãos alguns ramos de tomilho e se aspirasse o perfume para recuperar a energia e aumentar a disposição para o sexo, porque o aroma desta planta é muito revigorante.

Mezinhas Caseiras:
Óleo:
Utiliza-se para bochechar a boca,contra o mau hálito, chagas ou inflamações.
O chá de tomilho é indicado no tratamento de tosse, resfriados e gripes. Também ajuda na digestão e dor de cabeça. É bom companheiro nos momentos de ressaca.
Em caso de tosse ou bronquite, numa chávena de chá, colocar 1 colher de sopa de flores e folhas, adicionar água ferver, abafar por 10 minutos e coar. Adoçar com mel ou açúcar mascavado. Repetir 3 vezes ao dia.
Uso culinário: O Tomilho combina com ensopados, marinadas e molhos à base de vinho, serve para aromatizar caldos, recheios, sopas, combina bem com pratos de peixe, legumes, aves, carnes assadas, guisados, manteigas. Como especiaria é utilizado para aromatizar e dar sabor aos queijos.
É um tempero muito usado pelos franceses.
CURIOSIDADES: O tomilho é usado como incenso e também faz parte dos ingredientes para embalsamar e mumificar os corpos, devido ao seu agradável cheiro.
Os soldados Egípcios banhavam-se com tomilho, para adquirir coragem.


Sem comentários:

Enviar um comentário