sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Louro e as suas Propriedades

O Loureiro ou Louro.
É uma planta originária do Mediterrâneo.
As suas folhas com aroma forte são utilizadas na culinária e na medicina alternativa. Utilizam-se frescas, secas ou em pó.

O louro é rico em Ferro, Vitamina A e Vitamina E .
Na medicina: o chá das suas folhas tem como poder o alívio de cólicas menstruais, regula o ciclo menstrual, ajuda na cura de infecções de pele e do ouvido, actua contra o cansaço, hemorróidas, reumatismo e contusões, ajuda a fazer a digestão e estimula o apetite.
Uso culinário: Utilizar em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça, usar em raminho de cheiros, colocar uma folha na cozedura das batatas (ficam mais saborosas).
As famosas e tradicionais espetadas da Madeira são feitas em “paus de louro”.
Uso caseiro:
Pendurar ramos de louro pela casa, refresca e perfuma o ar. As folhas colocadas nas gavetas e armários afastam as traças; nas caixas de farinha, frutos e legumes secos afastam o gorgulho.
O óleo obtido da baga do loureiro possui propriedades anti-inflamatórias. É usado como remédio caseiro para diversas maleitas e também combate as dermatoses e as lêndeas de piolhos.
Curiosidades: No Cristianismo os mortos eram cobertos de louro para simbolizar a vida eterna, porque a planta permanece sempre verde.
O Telhado do Templo de Apolo, em Delfos, era coberto de folhas de loureiro para o proteger da doença, da feitiçaria e dos relâmpagos.
É uma planta conhecida desde a Grécia antiga. Para os Romanos, o loureiro era o símbolo da sabedoria e da glória. Eram feitas coroas com as folhas e entregues aos vencedores de competições como símbolo de vitória. A palavra “bacharelato” vem do latim “baccalaurus”, o que quer dizer "formando coberto de louros".

O Louro é símbolo da poesia, das letras e do sucesso.
Dizem também que pode ser usado como simpatia para atrair dinheiro!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário