quinta-feira, 25 de março de 2010

Salva


Salva, mais conhecida por salvia, ou erva-santa. O nome “salva” vem do latim “salvere” que significa curar ou salvar.
Mede entre trinta a oitenta centímetros, tem folhas carnudas, de cor cinzento - prateado e flores azul-violáceo, as quais atraem vários insectos, especialmente abelhas e borboletas.
A salva é uma das plantas mais utilizadas desde há muitos séculos pelas suas propriedades. Os romanos consideravam-na sagrada e que esta podia prolongar a vida do ser humano. Era já conhecida e muito utilizada na Europa da Idade Média, tanto para fins medicinais, religiosos, e culinários, principalmente no fabrico de cerveja.
É, anti-sudorírera, anti-inflamatória, desinfectante, anti-depressiva,e anti-espasmódica.
Uso culinário: A salva usa-se para rechear aves, substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, como o porco, dando aos pratos um agradável e leve sabor a ananás. Podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. Dá um realce especial aos assados. Se colocar um raminho dentro do vinagre fica bem aromatizado.
Uso medicinal: O chá, é um tónico digestivo e alivia os sintomas de diarreia. Equilibra o sistema nervoso e é útil no tratamento de vários problemas da menopausa, reduzindo, por exemplo, a sudação e os afrontamentos ajudando o organismo a adaptar-se às alterações próprias desta fase. Uma ou duas folhas frescas mastigadas depois das refeições refrescam o hálito e estimulam a produção de sucos digestivos. É ainda útil para aliviar e desinflamar o efeito das picadas de insectos, em forma de compressas feitas com uma infusão ou as folhas aplicadas directamente. Pode ainda ser utilizada no tratamento da asma sob a forma de chá. Este é indicado particularmente para as pessoas que consomem alimentos gordos, evitando acumulação e a retenção de líquidos e gorduras contribuindo assim para a redução do colesterol de má qualidade (ALD).
Na Cosmética: é muito utilizada no fabrico de champôs, cremes de beleza e after-shave. Se deixar num frasco de vinagre, a macerar várias folhas e flores frescas de salva durante duas ou três semanas, depois enxaguar o cabelo, com esta loção torna-o mais escuro, brilhante e forte, e ajuda a combater a caspa.

Sem comentários:

Enviar um comentário